Mestrado em Direito nos Estados Unidos
- Janus Brasil
- 18 de jun. de 2015
- 2 min de leitura

Profissionais e estudantes procuram cada vez mais cursos em universidades americanas para incrementar carreira
Os cursos de Mestrado em Direito no exterior, principalmente nos Estados Unidos, são procurados por estudantes e profissionais das mais diversas partes do mundo. As instituições americanas sempre foram reconhecidas pela qualidade do ensino e pelo que um diploma por elas conferido pode representar na carreira de um profissional, principalmente nessa nova era em que o mundo parece ter ficado menor. Esses cursos têm atraído especial atenção, ultimamente, tanto de estudantes de Direito e advogados como de escritórios de advocacia. Para estudantes e profissionais, os cursos representam uma forma de ganhar exposição e conhecimento do mercado internacional e, principalmente, uma forma de se destacar no mercado do seu próprio País.
Além disso, a experiência e a vivência adquiridas numa outra cultura, bem como a prática de uma outra língua representam um grande diferencial tanto na vida pessoal quanto na vida profissional do indivíduo. Também para os escritórios brasileiros esses cursos têm se mostrado vantajosos.
Cada vez mais, alguns dos maiores escritórios brasileiros têm enviado e custeado os estudos de alguns de seus advogados nos Estados Unidos ou simplesmente optado por contratar profissionais com essas qualificações. Para esses escritórios, tal investimento representa uma forma de se manterem globalmente atualizados e competitivos e, até mesmo, de adquirir certa visibilidade internacional. Além disso, eles ganham mais destaque no mercado nacional, melhoram a qualidade do serviço prestado ao cliente e cultivam advogados altamente qualificados, que provavelmente passarão muitos anos no escritório.
Os cursos de Mestrado nos Estados Unidos são chamados de LL.M. que, em latim, significa legum magister ou, inglês, Master of Laws. Geralmente, esses cursos são voltados para estudantes e profissionais estrangeiros que já possuem um diploma em Direito em seu país de origem. O curso dura, efetivamente, 9 meses, tendo início em agosto/setembro e terminando em maio do ano seguinte. As universidades exigem uma média de 24 créditos durante todo o período do curso. Cada matéria tem um número específico de créditos - variando, normalmente, entre 1 e 5, mas valendo, na maior parte das vezes, 3 ou 4 créditos. Assim, ao final do curso, o aluno deverá ter feito uma média de 4 matérias por semestre.
O ranking
(<http://finance.yahoo.com/college-education/article/112338/usnews-best-law-schools-2012?mod=edu-continuing_education>) das melhores escolas de Direito dos Estados Unidos existe há cerca de 20 anos e lista as 14 (T14) escolas mais bem cotadas no mercado americano. Em todos esses anos, muito pouca coisa mudou nessa lista. As escolas continuam as mesmas, tendo havido apenas variações em sua ordem. Em 2011, extraordinariamente, houve a introdução da Escola de Direito da Universidade do Texas, na 14ª posição, juntamente com Georgetown.
A tabela a seguir foi elaborada considerando-se esse novo ranking e também as admissões mais recentes das escolas de Direito das respectivas universidades Americanas. Ela traz dados acerca do número aproximado de alunos admitidos anualmente, o número aproximado de países de origem, o valor total aproximado do curso e os tipos de mestrado oferecidos.

Commentaires